03 Julho 2012
ASSIM SE MOVE AS PEÇAS DE XADREZ.
Movimento das peças
TORRE
A torre se
movimenta para frente e para trás, para a direita e para a esquerda, quantas
casas quiser, mas não pode pular nenhuma outra
peça.
BISPO
O bispo se
movimenta na diagonal mantendo-se sempre nas casas de mesma cor que se
encontrava no início do jogo, podendo ir para frente e para trás, quantas casas
quiser, mas não pode pular nenhuma outra peça.
CAVALO
O cavalo
tem um movimento especial que parece a letra L. O cavalo se movimenta 2 casas
para frente ou para trás e em seguida 1 casa para a direita ou para a esquerda,
ou 2 casas para a direita ou para a esquerda e em seguida 1 casa para frente ou
para trás. O cavalo é a única peça do xadrez que pode pular outras
peças.
RAINHA
A Rainha,
também conhecida como Dama, é a peça mais poderosa do xadrez, ela pode ir para
frente ou para trás, para direita ou para a esquerda, ou na diagonal, quantas
casas quiser, mas não pode pular nenhuma outra peça.
REI
O Rei
movimenta-se apenas 1 casa em qualquer direção. O Rei nunca pode se movimentar
para uma casa que esteja sob ataque ou capturar uma peça que esteja defendida
por uma peça adversária. No diagrama o rei preto só pode ir para cima, pois indo
para a esquerda ou em diagonal estará sob ataque da torre branca. Quando
estudarmos os movimentos especiais veremos que existe uma situação em que o rei
pode andar 2 casas.
PEÃO
O peão só
se movimenta para frente, sendo a única peça que não se move para trás. No
primeiro lance de cada peão ele pode avançar 1 ou 2 casas. À partir do segundo
lance de cada peão ele irá movimenta-se apenas 1
casa.
VALOR RELATIVO DAS PEÇAS.
O REI É A PEÇA MAIS IMPORTANTE.
A RAINHA VALE 10 PONTOS, É A PEÇA MAIS PODEROSA.
A TORRE VALE 5 PONTOS.
O CAVALO E O BISPO VALEM 3 PONTOS CADA.
O PEÃO VALE 1 PONTO.
LANCES EXTRAORDINÁRIOS.
Roque – é um movimento que envolve a
torre e o rei. É o único movimento do xadrez em que você mexe duas peças ao
mesmo tempo e que o rei anda duas casas. O objetivo do roque é tirar o rei do
centro do tabuleiro e deixá-lo num canto que é mais protegido, ao mesmo tempo
colocar a torre no centro do tabuleiro para facilitar seus
ataques.
No roque
o rei anda duas casas em direção à torre e a torre pula o rei ficando ao seu
lado.
O roque
grande é aquele que o rei anda em direção à torre mais
distante.
O roque
pequeno é aquele em que o rei anda em direção à torre mais próxima.
Condições para fazer o roque:
·
O rei não pode ter se movimentado nenhuma vez;
·
A torre com quem se quer rocar não pode ter feito nenhum
movimento;
·
Não pode haver peças entre o rei e a torre;
·
O rei não pode estar em xeque;
·
O rei não pode passar, nem terminar em casa que esteja sob o
ataque de peça adversária.
Responda se
o roque pode ou não ser feito e porquê.
Roque pequeno das brancas:
Roque grande das brancas:
Roque pequeno das pretas:
Roque grande das
pretas:
“en passant” ou
“Ao passar” – é uma forma especial de captura que o peão faz quando
esse está na 5ª fila (em relação ao jogador) e um peão adversário avança duas
casas “passando” do seu lado.
Na
posição do desenho o peão branco está na 5ª fila e o peão preto avança duas
casas “passando ao seu lado”.
|
Para capturar o peão preto, o peão
branco deve ocupar a casa por onde “passou” o peão preto.
|
Essa é a posição após a captura do
peão.
|
Condições para capturar “en
passant”:
·
O seu peão deve estar na 5ª fila;
·
O peão adversário deve avançar duas casas passando ao seu
lado;
·
Somente no lance imediatamente após o avanço do peão
adversário.
Se você
estiver jogando de pretas, observe que o peão preto está na 5ª fila em relação a
você.
|
Quando o peão branco avançou duas casas “passando ao lado” do peão preto este pode, se quiser, capturar o peão branco. |
A captura tem que ser feita no
próximo lance, e o peão preto passa a ocupar a casa por onde o peão branco
“passou”.
|
Promoção
do Peão
Quando o peão chega do outro lado
do tabuleiro ele é promovido e deve escolher tornar-se uma rainha ou torre ou
bispo ou cavalo, sendo que normalmente ele escolhe tornar-se uma rainha, por ser
a peça mais poderosa. Na teoria podemos ter até 9 rainhas da mesma cor em um
jogo.
Captura
Capturar uma peça é tomá-la do
adversário. Com exceção do peão todas as peças efetuam uma captura fazendo seu
movimento próprio e ocupando a casa que era ocupada por uma peça adversária. O
peão efetua a captura em diagonal ocupando a próxima casa à direita ou à
esquerda.
No diagrama ao lado temos vários
exemplos de movimentos que resultam em capturas.
O peão branco pode capturar a
torre preta? Por que?
A torre preta pode capturar a
rainha branca? Por que?
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