22 fevereiro 2012

XADREZ PEDAGÓGICO.

XADREZ ESCOLAR!

Diferentemente do xadrez de competição, a idéia básica do xadrez escolar reside no fato de ele ser um esporte pedagógico, auxiliando no desenvolvimento das demais disciplinas curriculares.
Quem não precisa, por exemplo, adquirir uma boa memória para guardar acontecimentos e datas quando está em uma aula de história? Qual de nós não tem necessidade de ter precisão nos cálculos matemáticos? Sem contar que o xadrez oferece um ambiente ímpar para desenvolvermos nossa criatividade, além de ser um excelente meio de recreação e de formação do caráter dos jovens.
Neste particular, o Xadrez é uma atividade primordial por excelência, não só por atender às características de desporto, estimulando, entre outros, o espírito competitivo e autoconfiança, como se adequando às exigências da educação moderna.
O aprendizado e a prática do xadrez desenvolvem várias habilidades como atenção, concentração, julgamento, planejamento, imaginação, antecipação, memória, vontade de vencer, paciência, autocontrole, espírito de decisão e coragem, lógica matemática, raciocínio analítico e sintético, criatividade, inteligência, organização metódica do estudo e o interesse pelas línguas estrangeiras.
Fonte do blog do Rafael Ferreira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário